sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Animal da semana:Panda Vermelho


Ailurus fulgens RoterPanda LesserPanda.jpg
O panda-vermelho ou panda-pequeno, também conhecido como raposa-de-fogo ou gato-de-fogo (nome científico: Ailurus fulgens; do grego ailurus, gato; e do latim fulgens, brilhante), é um pequeno mamífero arborícola e a única espécie do gênero Ailurus. Pertence à família Ailuridae, mas já foi classificado nas famílias Procyonidae (guaxinim) e Ursidae (ursos).
O panda-vermelho é nativo das regiões montanhosas do Himalaia e do sul da China, e está associado às florestas temperadas de altitude e a bambuzais. Possui uma coloração castanho-avermelhada característica, cauda comprida e felpuda e um andar gingado devido ao encurtamento dos membros dianteiros. É um animal solitário, territorialista e de hábito crepuscular e noturno. Sua alimentação é principalmente composta por bambu; entretanto, por ser onívoro, pode ingerir ovos, pássaros, insetos e pequenos mamíferos.
Está em perigo de extinção, devido à destruição do habitat pela expansão humana, da agricultura, da pecuária e do extrativismo de recursos naturais. A caça ilegal também é outro importante fator que contribui para a diminuição da população de pandas. É um animal comum em zoológicos, principalmente da América do Norte e Europa, reproduzindo-se bem em cativeiro.
Informações:
Ficha técnica 
Comprimento
510–635 mm
Cauda
280–485 mm
Peso
3–6 kg
Tamanho de ninhada
1-4
Gestação
114-145 dias
Desmame
125-135 dias
Maturidade sexual
18 meses (ambos os sexos)
Longevidade
17 anos (em cativeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...